sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Monólogo do corpo

RELEASE:
Metamorfoses. A vida é cheia delas. Mudanças são constantes e fazem parte do crescimento individual de cada um. Esse trabalho retrata a vida de um homem que passa por todas essas mudanças e vence todas as suas dificuldades do seu nascimento até sua plenitude.Este trabalho foi apresentado como conclusão da cadeira de CONSC. E RITMO CORPORAL ministrado pela prof. Monica Marçal no ano de 2010.

FICHA TÉCNICA:
Intérprete/Criador/Diretor: Grupo Penumbra - Dyego Stefann

COMENTÁRIO SOBRE O ARTISTA:
Dyego Stefann é estudante do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE – 2º Semestre. É um amante da arte do corpo e suas formas de expressões. No momento esta pesquisando a Mímica Corporal Dramática e desenvolvendo um projeto chamado “O dialogo com o Invisível – O controle energético”.
O grupo Penumbra nasceu no começo do ano de 2010 com a proposta de pesquisar a Mímica Corporal Dramática (Técnica desenvolvida pelo parisiense Etienne Decroux que consiste em dar forma física ao mundo invisível das idéias, dos pensamentos e emoções) no fazer teatral. Decroux costumava definir sua criação como “uma arte de movimento corporal” (1994, p.70). Mais tarde, perguntado sobre o [por que a mímica corporal?], ele explicará: “Em primeiro lugar, existe a minha natureza. Por natureza, eu sou o que se poderia chamar de materialista espiritual. Isto significa que me sinto subjugado pelo espiritual quando ele doa sua forma ao material. O que caracteriza nosso mundo é que ele está sentado. O mímico corporal se coloca de pé, ele se diverte ao representar o mundo. Estar na mímica é uma espécie de lição, estar na mímica é ser um militante, um militante do movimento em um mundo que está sentado.” E pensando em “se colocar de pé” e nos perguntando [o que as pessoas precisam ouvir hoje?] começamos a experimentar alguns corpos e algumas informações colhidas nos estudos e pesquisas. A partir destas pesquisas e experimentações chegamos a alguns trabalhos como: “Monologo do Corpo”, “O segredo”, “Asfixia” e “Caixa Preta”.

TEMPO DE DURAÇÃO:
15 minutos.

ESPECIFICIDADE DE ESPAÇO:
Espaço: Fechado ou que aja possibilidade de trabalhar a iluminação.

SUGESTÃO DE DATA DE APRESENTAÇÃO:
Sábados do período proposto. (27 de novembro e 04 de dezembro) - Podendo ser apresentado em outros dias.

ESPECIFICAR SE SUJA OU MOLHA O ESPAÇO DE APRESENTAÇÃO:
Necessita de um linóleo preto.

ESPECIFICAR SE É UM TRABALHO ADULTO, COM CENAS DE NUDEZ OU MUITO FORTES:
Não há cenas de nudez ou muito fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário